quarta-feira, 24 de março de 2010

Despreparadas?

Um levantamento da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian estima que 85% das 240 mil empresas que terão de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) a partir de 1º de abril ainda não estão prontas. São empresas de todo o segmento industrial, o comércio atacadista, as operações com o governo e as operações interestaduais, conforme o determinado pelo Protocolo ICMS 42.

“Há menos de 10 dias para o cumprimento do Protocolo ICMS 42, temos um universo estimado de mais de 200 mil empresas – das 240 mil estimadas para esta primeira leva de empresas em 2010 – que ainda não solicitaram o Certificado Digital para NF-e, e ele é apenas um componente do processo”, surpreende-se o presidente da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha.

Pelo protocolo, contribuintes enquadrados em 240 códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) estão abrangidos pela obrigatoriedade. Para emitir eletronicamente as Notas Fiscais Eletrônicas de mercadorias e serviços para outras empresas (B2B), é necessário tanto um sistema emissor de NF-e quanto um Certificado Digital ICP-Brasil.

Através do site www.serasaexperian.com.br/nfe, as empresas podem verificar a lista completa de CNAEs incluídos na obrigatoriedade de abril, além de obter todas as informações necessárias sobre a NF-e, de forma clara e didática (há um menu com seções como “Entendendo a NF-e”, “Empresas Obrigadas”, “Adaptando-se à NF-e” e “Soluções para NF-e”). Adicionalmente, por meio do site www.certificadodigital.com.br é possível solicitar online os certificados digitais para NF-e.

fonte: www.b2bmagazine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário