quarta-feira, 17 de março de 2010

Fisco de Goiás adia implantação da NF-e Avulsa

Em Goiás, problemas técnicos adiaram a implantação da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa, prevista inicialmente para segunda-feira, 15, que será exigida dos produtores arroz, soja, sorgo, milho e feijão.

O novo cronograma anunciado pela Secretaria da Fazenda prevê a emissão por parte dos produtores de Goiânia a partir da próxima semana. Na capital o projeto funcionará piloto, que depois será estendido aos demais municípios, com os ajustes necessários. A novidade chegará ao interior em maio.

A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa será exigida dos produtores de grãos que não estão credenciados a emitir a própria nota. O documento será emitido nas agenfas (agências fazendárias) e nos Vapt-Vupts, nas operações internas e externas. A expectativa é de que até o final do ano será possível a emissão do documento pela internet, no computador do produtor ou de seu contador.

O Fisco goiano estima que 800 produtores serão atingidos pela mudança do sistema de emissão manual para o eletrônico. Para a Gerência de Informações Econômicos-Fiscais (GIEF), da Secretaria da Fazenda, serão emitidas 5 mil notas eletrônicas avulsas por mês.

No Estado, outros 6.724 contribuintes da indústria serão obrigados a emitir a nota eletrônica a partir de 1º de abril por exigência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A exigência atingirá mais de 200 segmentos da economia e será adotada em todo o País. Na lista estão empresas de abate de aves e pequenos animais, frigoríficos, fabricantes de óleos vegetais, sorvetes, laticínios, massas alimentícias, produtos farmoquímicos, medicamentos para uso veterinário, equipamentos de informática e aparelhos telefônicos, entre outros.

fonte: www.tiinside.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário