quinta-feira, 25 de março de 2010

Maioria das empresas não está pronta para emitir NF-e em abril

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será obrigatória para um novo grupo de empresas de diversos setores a partir do mês de abril. Um universo estimado em 240 mil contribuintes terá que aderir às novas regras, conforme determinado pelo Protocolo ICMS 42. Ocorre, entretanto, que a maioria deles não está preparada para esse novo desafio.

De acordo com da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, cerca de 200 mil empresas (85% do total) ainda não solicitaram o Certificado Digital para NF-e, um dos requisitos essenciais para esse processo, ao lado do programa emissor da NF-e.

“Há vários tipos de sistemas para emissão de NF-e disponíveis no mercado, mas independentemente do sistema escolhido, as empresas só conseguem assinar as notas com Certificados Digitais da ICP-Brasil”, informa Igor Rocha, presidente da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

A constatação surpreende porque faltam exatos sete dias para a nova exigência entrar em vigor em todo o País para as empresas de vários ramos de atividade econômico, indústria e comércio atacadista, entre outros. As que fazem transações com o governo e realizam operações interestaduais também terão que emitir NF-e.

Para emitir a NF-e de mercadorias e serviços para outras empresas é necessário tanto um sistema emissor quanto um certificado digital ICP-Brasil.

fonte: http://www.tiinside.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário