segunda-feira, 1 de março de 2010

Simples Nacional e SPED: curso e seminário para tirar dúvidas

O número de empresas que estão aderindo ao Simples Nacional, bem como das que são obrigadas a aderir ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é grande. Mas o impacto dessas mudanças e os requisitos necessários para adequação às novas regras são alguns dos temas que precisam ser abordados com mais clareza para facilitar o entendimento dos contribuintes.

Não por acaso, o Simples Nacional e o SPED são objetos de duas iniciativas que têm como objetivo esclarecer as dúvidas alimentadas pelos contribuintes.

A Secretaria da Receita Federal e o Comitê Gestor do Simples Nacional estão oferecendo um curso de ensino a distância sobre o Simples Nacional.

A iniciativa tem por objetivo difundir informações sobre o funcionamento do regime especial de tributação.

Dirigido às empresas que optaram pelo Simples Nacional ou desejam aderir ao regime especial de tributação, o curso não conta com acompanhamento e orientação de tutores e atividades avaliativas.

Os interessados participam do curso pela internet. Há exercícios de fixação que testam o conhecimento adquirido nos módulos, de forma que, ao final do curso, os participantes compreendam a sistemática de cálculo, como fazer a opção, como cumprir as obrigações tributárias e as vantagens de adesão ao Simples Nacional.

Já o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) de Santa Catarina, promoverá na sexta-feira, 26, em Joinville, o seminário “SPED – Responsabilidade do Empresário na Nova Ordem Fiscal”.

O evento é considerado fundamental para os empresários de todas as áreas conhecerem as alterações que o SPED e a NF-e estão provocando no controle e no planejamento tributário das empresas.

“Os empresários precisam compreender que a responsabilidade por essas mudanças não é especificamente do contador e, sim, das empresas que fornecem os sistemas informatizados e, principalmente, do próprio empresário”, afirma Elis Barth, presidente do Sescon/SC.

http://www.tiinside.com.br/23/02/2010/curso-e-seminario-para-tirar-duvidas-sobre-simples-nacional-e-sped/gf/167739/news.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário