segunda-feira, 1 de março de 2010

Palestra sobre NF e SPED eletrônica tira dúvidas em Fecomércio/MS

A obrigatoriedade da substituição da versão em papel pela versão eletrônica da nota fiscal entrou em vigor em abril de 2008 com o objetivo de evitar fraudes e melhorar o ambiente competitivo do mercado brasileiro. O novo formato permite o compartilhamento de documentos entre a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda dos Estados e dos Municípios. Apesar de estar próxima de completar dois anos, a mudança do sistema de emissão de notas fiscais de papel para o eletrônico ainda geram algumas dúvidas de como se deve proceder para obter ainda mais agilidade e redução de custos.

E é pensando em esclarecer as dúvidas de empresários, profissionais das áreas de contabilidade, finanças, transporte, bem como fiscais e auditores é que a Fecomércio/MS realizará na próxima quinta-feira, dia 4 de março, às 7h30,a palestra Nota Fiscal Eletrônica e SPED - sistemas que têm contribuído para o avanço da informatização na relação entre o fisco e o contribuinte.

A palestrante será Marley Lima de Oliveira, advogada especialista em direito tributário e assessora tributária da Fecomércio/MS. Entre outros pontos, a palestra vai esclarecer as etapas da digitalização como um todo. Afinal, o SPED é formado por três sistemas que trabalharão em conjunto para a Receita Federal e para as secretarias estaduais de fazenda: o Sped Contábil, que transforma os livros Diário e Razão em arquivos eletrônicos que passam a ser recebidos também pela Receita, além de serem autenticados pelos órgãos de registro civil; o Sped Fiscal, que receberá em um servidor central as informações de faturamento lançadas nos softwares fiscais das empresas, já apurando os impostos federais e estaduais devidos; e a Nota Fiscal Eletrônica, fechando o ciclo que permitirá aos fiscos da União e dos estados centralizar todas as movimentações dos contribuintes e evitar a sonegação.

Marley de Oliveira explica que os benefícios ao integrar essa informatização vão desde redução de custos de impressão, de aquisição de papel, de envio do documento fiscal, de armazenagem de documentos fiscais, simplificação de obrigações acessórias a até redução de tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira. Vantagens também para aqueles que vão receber a NF-e, pois poderão eliminar a digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, planejar melhor a logística de entrega pela recepção antecipada da informação da NF-e e reduzir os erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais.

A palestra Nota Fiscal Eletrônica e SPED – Fiscal e Contábil que acontece na quinta-feira, dia 4 de março, na Fecomércio/MS (Rua Almirante Barroso, 52) abre a série Café Empresarial, uma realização do sistema Fecomércio/MS – Sesc.Senac, que visa debater mensalmente assuntos relevantes ao comércio varejista de Mato Grosso do Sul.

Para se inscrever gratuitamente para a palestra, basta ligar para a Fecomércio/MS, pelo telefone 3321-6292.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=34353

Nenhum comentário:

Postar um comentário